College no Canadá

College no Canadá – O que é? Por que cursar ?

Se você já pensou em fazer um intercâmbio, deve ter visto que há programas para adultos em College e University. Mas você sabe qual a diferença? Há sempre um estranhamento entre os dois termos pelos estudantes brasileiros, mas estas categorias também existem no Brasil. Então, antes de escolher o seu intercâmbio, aprenda mais sobre o College no Canadá e as diferenças entre estes termos.

College no Canadá ou University?

No Canadá, assim como em outros países, há diferentes tipos de programas de intercâmbio:

  • High School – que equivale ao Ensino Médio
  • College – que equivale a Faculdade
  • University – que equivale a Universidade
  • Cursos de pós-graduação

University

Mesmo no Brasil pouco se fala sobre a diferença entre uma faculdade ou uma universidade, mas ela existe. Universidade é uma instituição de ensino mais abrangente, que além de ensino superior, oferece pesquisa, desenvolvimento e extensão. Desta forma, o foco das universidades é a carreira acadêmica. Inclusive, o mesmo ocorre no Canadá.

Além disso, há cursos que são oferecidos apenas por universidades – como é o caso dos cursos na área da saúde. Porém, no Canadá, os custos nas universidades podem ultrapassar o dobro do que é cobrado no College. E isso faz toda a diferença no planejamento do seu intercâmbio.

Outra diferença está na certificação. As universities canadenses possuem três tipos diferentes: Bachelor, Master e Doctor. No entanto, o tempo de duração de cada programa é relativo.

College

Já o College no Canadá equivale à faculdade ou cursos técnicos aqui do Brasil. São instituições mais populares e menores e podem até fazer parte de uma universidade. Desta forma, os cursos são de graduação, porém mais direcionados para área profissional e técnica. Ou seja, são os cursos mais efetivos na hora de inserir o estudante no mercado de trabalho.

Para se ter uma ideia, o College foi uma modalidade de ensino criada a partir de 1960, pelo governo canadense, a fim de formar mais rápida e intensamente os estudantes para a vida profissional. Deste modo, hoje o College no Canadá é bastante valorizado.

Aliás, outro detalhe importante a considerar no seu intercâmbio é que o College oferece diferentes certificações:

  • Certificates – 2 semestres
  • Diplomas – 4 semestres
  • Bachelor Degrees – 8 semestres – neste caso, você poderá continuar os seus estudos fazendo posteriormente um mestrado ou doutorado.
  • Post-Grad – 2 a 4 semestres

Qual escolher?

Em suma, muitos alunos têm dúvidas de qual modalidade de ensino escolher em seu intercâmbio para o Canadá. Isso é algo subjetivo: ambos possuem vantagens e depende muito do que você pretende para a sua vida profissional. AIUSA oferece as duas possibilidades para você que deseja fazer um intercâmbio no Canadá. Agora, se você ainda tem dúvidas, basta falar com um dos nossos consultores!