Study and Work

Intercâmbio Cultural com Salário

Austrália

Inscrevendo-se em um curso de inglês de pelo menos 14 semanas você poderá obter um Visto de Estudante, que permite que estudantes trabalhem legalmente no país por até 20 horas semanais.

Idade mínima: 18 anos.
Visto: de Estudante

Carga horária de trabalho: 20 horas semanais.
Duração do programa: mínimo de 14 semanas
Cidades: Adelaide, Brisbane, Cairns, Darwin, Gold Coast, Melbourne, Perth, Gold Coast e Sydney

É possível fazer uma "progressão de estudos", começando por um curso de idiomas, seguindo para um vocacional e finalizando numa graduação ou pós. Os programas VET's possuem ótimo custo beneficio, pois propiciam um tempo maior de estudos com um investimento menor, além de serem programas voltados para o mercado de trabalho. Muitos estudantes optam por cursos VET por conseguirem arcar com os custos do programa com o que recebem localmente trabalhando.

Aqui no Brasil, você se inscreve em um curso de inglês na Austrália, e lá você se inscreve em um curso VET.

Se você já começou a sua pesquisa de intercâmbio e estudar e trabalhar na Austrália está nos seus planos, provavelmente você já ouviu falar dos cursos VET. Conhecidos como cursos vocacionais, os Vocational Educational Training são perfeitos para quem tem interesse em ingressar no mercado de trabalho australiano.

O que são os cursos VET?

Extremamente populares na Austrália, os cursos VET são profissionalizantes e, por isso, de ordem bem prática. Com duração que pode variar entre seis meses a um ano, eles permitem ao estudante alcançar uma formação técnica que os torna apto para o mercado de trabalho.

Em geral, esse tipo de curso é procurado por australianos recém-graduados no ensino médio em busca de qualificação para conquistar o primeiro emprego. No caso de estudantes estrangeiros, é indicado para quem está disposto a aprender conceitos básicos de determinadas áreas e tem interesse em ficar um período maior na Austrália.

Quais são as áreas dos cursos VET?

São inúmeras – e muito variadas – as possibilidades de cursos VET. As áreas mais populares costumam ser Business, Marketing e Hospitalidade, mas é possível encontrar cursos voltados para esporte e fitness, moda, culinária, tecnologia, turismo e muito mais.

Para estudantes brasileiros, os principais requisitos são o nível de inglês entre intermediário e avançado e Ensino Médio completo.

Os cursos VET também podem oferecer diferentes níveis de qualificação. Eles são divididos pelas seguintes categorias: Certificados I, II, III e IV, Diploma e Advanced Diploma.

Vocational Educational Training x Universidade na Austrália

Antes de optar por um curso VET, é importante entender a diferença entre este programa e uma graduação na Austrália. Uma das principais diferenças é que, embora prepare o estudante para o mercado de trabalho e ajude a criar oportunidades de carreira, o VET tem um caráter técnico e não acadêmico, como os cursos de educação superior.

Por isso, o curso VET não garante um diploma de educação superior reconhecido fora do território australiano. No entanto, muitos cursos VET têm parceria com universidades da Austrália, permitindo que os estudantes transfiram para a graduação e utilizem os certificados para eliminar matérias durante o curso.

Posso trabalhar enquanto faço um VET?

Uma das principais vantagens dos cursos VET é que eles foram desenvolvidos, justamente, para ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Por isso, estudantes matriculados neste tipo de programa são autorizados a trabalhar na Austrália.

Em geral, os estudantes não têm aulas todos os dias da semana para que possam se dedicar ao trabalho. O visto, nesses casos, autoriza 20 horas de trabalho por semana no período das aulas e 40 horas semanais durante as férias.